sexta-feira, 9 de setembro de 2011

dica de leitura enviada pela Zezé

 

Informações sobre livro:
Título: Manifesto de uma moderada apaixonada: ensaios contra a moda irracionalista
Autor: Susan Haack
Número de páginas: 336
Formato: 16 x 23 cm
Coeditor: Edições Loyola
Coleção: Teologia e ciências humanas n.92
Um protesto contra as tendências irracionalistas e em favor da verdade no campo da filosofia. É essa a proposta da professora inglesa Susan Haack nos onze ensaios de Manifesto de uma moderada apaixonada.
Traduzido por Rachel Herdy e publicado pela parceria Editora PUC-Rio/Edições Loyola, os textos exploram os temas do multiculturalismo, feminismo, relativismo, neopragmatismo e ciência.
Mesmo com uma temática filosófica, o livro não apresenta um conteúdo direcionado exclusivamente para um público iniciado na filosofia. A autora consegue expor de forma clara assuntos polêmicos da filosofia, como o debate entre realistas e nominalistas.
Destacamos o ensaio “Reflexões sobre o relativismo”, que revela, pela primeira vez, a posição metafísica moderada da autora, chamada de “realismo inocente”. O objetivo desse conceito é integrar a epistemologia à metafísica.
Sobre a autora
Susan Haack é filósofa e jurista conhecida mundialmente pelo seu trabalho em filosofia da lógica, epistemologia, filosofia da ciência, pragmatismo, direito probatório e filosofia do direito. Outros livros da autora são Philosophy of Logics (Filosofia das lógicas); Deviant Logic, Fuzzy Logic: Beyond the Formalism; Evidence and Inquiry: A Pragmatist Reconstruction of Epistemology; Pragmatism, Old and New; Defending Science – Within Reason; e Putting Philosophy to Work.

Nenhum comentário:

Postar um comentário